LEONARDO SILVA

Nasci em 31 de janeiro de 1983 na cidade de Arcoverde, também conhecida como o Portal do Sertão. Sou o primeiro filho de Luiz da Silva (nascido em Buíque) e Cecília Josefa da Silva (nascida em Belo Jardim) ambos são agricultores e analfabetos, mas sempre incentivaram seus filhos a estudarem. Estou cursando a Faculdade de Letras na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, e atualmente trabalho na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos (Buíque – Pernambuco).

Tenho um vasto curriculum trabalhando na Produção de Eventos, por exemplo: *Curso de Dinâmica Para Lideres - CDL (Diocese de Pesqueira); *Curso de Crítica Cinematográfica (Org. Sesc Ler Buíque); *Curso de Poesia Popular (Org. Sesc Ler Buíque); *Oficina Literária sobre Mário Quintana: Eu, Passarinho (Org. Sesc Ler Buíque); *Oficina Audiovisual: Linguagem da Ação, ministrada pelo vídeo-artista Breno César (Org. Sesc Ler Buíque); *Oficina de Histórias em Quadrinhos, ministrada pelo Artista João Lin (Org. Sesc Ler Buíque); *Curso de Poesia Popular, ministrado pelo artista Clécio Rimas, (Org. Sesc Ler Buíque); *Curso de Crítica Cinematográfica, ministrada por André Dib, (Org. Sesc Ler Buíque); e outros diversos eventos vinculados ao Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo.

Participei como Produção Local das gravações do Filme “ENTRE IRMÃS” do Produtor Breno Silveira, filmado no Vale do Catimbau em 2016. Fiz parte da 1º edição do Festival Itinerante “PARE, OLHE e SINTA” da Cia 2 em Cena, que foi realizado em 2018 na cidade de Buíque.

ATIVIDADES POÉTICAS

+I Encontro da Cultura Popular Nordestina, em Buíque (2009); +Recebi Homenagem na AESA (2009); + Realizei o Lançamento do livro “Flor, Paixão e Chocolate” (2010), nas cidades de Buíque e Arcoverde; +Participei do Projeto Universo da Poesia na Escola Duque de Caxias (2010); +Chá Literário no Sesc Ler Buíque (2010); +Participei de várias edições da Jornada Literária Portal do Sertão, como Assistente de Produção e Poeta (Org. Sesc Pernambuco); +Realizei palestras no Sesc Ler Buíque, sobre “A importância da Leitura”; +Atuei como assistente de produção e poeta nos Projetos: Poetas Daqui e Laboratório de Autoria Literária Cyl Gallindo, do Sesc Ler Buíque; +Trabalhei na produção de diversas edições do Projeto: Sonora Brasil e Palco Giratório; +Fui um dos idealizadores do “Dia Municipal de Combate ao Preconceito Linguístico” na cidade de Buíque; +Tenho textos publicados e algumas Antologias Poéticas.


E TEM +

Sou membro da Academia Buiquense de Letras e das Artes (ABLA), onde ocupo a cadeira de nº 04, tendo como Patrono o escritor Machado de Assis. Faço parte como membro fundador do Grupo de Leitores Cyl Gallindo, ambos na cidade de Buíque – Pernambuco. Também sou membro da Academia Virtal de Letras – Antônio Aleixo, onde ocupo a cadeira de nº 36, tendo como Patrono o escritor Cyl Gallindo.

COMUNICAÇÃO

Desenvolvo através do Blog Choque Cultural Buíque, um trabalho de divulgação da cultura local, promovendo a difusão dos diversos seguimentos artísticos existentes na terra do Vale do Catimbau, cidade esta que foi o berço da INFÃNCIA de Graciliano Ramos, foi também a “Pátria Umbigo” do escritor Cícero Amorim Gallindo, e o esconderijo mais seguro do Cangaceiro “CANDEEIRO” Manoel Dantas Loiola – Seu Né.

Acredito que o desenvolvimento cultural de uma cidade, parte da união de todos os envolvidos nas ações.

Post a Comment